Tipos e topologias de redes
Tipos e topologias de redes
O que é uma rede?
O termo básico de “rede” define um conjunto de entidades (objetos, pessoas, etc.) interligado uns aos outros. Uma rede permite assim circularem elementos materiais ou imateriais entre cada uma destas entidades, de acordo com regras bem definidas. Rede: Conjunto dos computadores e periféricos conectados uns aos outros. Mesmo dois computadores conectados já constituem por si só uma rede mínima.
Instalação: instalação dos instrumentos e das tarefas que permitem ligar computadores para que possam partilhar recursos em rede.
Rede de informática: É o conjunto de computadores ligados entre eles graças a linhas físicas e trocando informações sob a forma de dados numéricos (valores binários, ou seja, codificados sob a forma de sinais que podem tomar como valores apenas 0 e 1). Não existe um só tipo de rede, porque existem diferentes tipos de computadores, comunicando de acordo com linguagens diversas e variadas.
Para quê serve uma rede?
Pode servir para vários objetivos. Os principais são:
Compartilhar arquivos, vídeos, imagens, documentos, etc. através da rede;
Comunicar-se virtualmente;
O partilhamento de recursos através de uma rede;
Salvar arquivos em servidores de rede;
Jogos online;
Tipos de redes:
Os tipos de redes podem ser distinguidos de acordo com a sua dimensão (o número de máquinas conectadas em uma mesma rede), a sua velocidade de transferência de dados e sua extensão. As redes privadas são redes que pertencem a uma mesma organização. Eis os três tipos de redes mais usados:
LAN (local area network – Rede de área local, em tradução livre do Inglês);
MAN (metropolitan area network – Rede de área metropolitana); WAN (wide area network – Rede de grande área);
Além desses, existem dois outros tipos de redes: o TAN (Tiny Area Network – Rede de área minúscula) que é idêntico ao LAN, porém menos vasto (a sua dimensão varia de 2 a 3 máquinas) e o CAN (Campus