Topologias de redes
Quando falamos Topologia de Redes estamos falando nada mais do que seu “layout”, ou seja, a forma como os dispositivos ficarão dispostos em nossa rede. Estes dispositivos que são conectados rede são conhecidos como nós da rede. Conhecer as topologias existentes é fundamental para que se possa construir um projeto de uma rede com qualidade e competência. A partir das topologias, você poderá deduzir qual pode-se aplicar ao caso que você está desenvolvendo e pode ter ideia de custos e equipamentos necessários para executar esse projeto.
As topologias de redes podem ser físicas ou lógicas. As topologias físicas se dizem respeito ao desenho físico, isto é, a disposição física de computadores e cabos. As topologias lógicas se referem à forma como os sinais trafegam pelos dispositivos de rede.
Topologia em Barra
Numa topologia de rede em barra todos os nós estão ligados em um cabo formando uma barra. Um micro emissor emite o pacote de dados e o mesmo trafega pela barra, cada nó da rede verifica se aquele pacote é destinado a ele através do endereço. Caso o pacote seja destinado aquele nó ele aceita o pacote, caso o contrário ele rejeita. Ela pode transmitir pacotes em ambas direções já que o pacote caminha em direção aos terminadores da Barra. A transmissão é feita por um computador de cada vez para evitar colisões. Nos nós é conectado um conector T, cujo o qual possibilita unir o equipamento à Barra. Nas extremidades da Barra existem conectores especiais chamados terminadores fecham o enlace coaxial e eliminam a ressonância.
Topologia em Barra
Os cabos utilizados por este tipo de ligação são os cabos Coaxiais. Para quem não conhece são aqueles cabos utilizados pelos receptores de antena parabólica.
Uma grande vantagem no uso desta topologia é seu custo que é baixo. Porém tem desvantagens que podem ser complicados como a expansão da rede, já que tem que haver um remanejamento de cabos para que se mantenha a sequência. Em caso de