Educação em saúde no centro cirurgico
Hoga Rejane Teles
A educação dos profissionais da saúde, especialmente da enfermagem, merece atenção redobrada, no sentido de prepará-los para viver no mundo de rápidas transformações, no qual se precisam conciliar as necessidades de desenvolvimento pessoal com as do trabalho e as da sociedade. Nesse sentido, as mudanças resultantes da globalização e dos avanços tecnológicos requerem uma enfermagem com visão holística, que estabeleça parcerias e relações dentro e fora da profissão para possibilitar o desenvolvimento de profissionais comprometidos a transformar-se e a transformar o meio em que vivem. (STARFIELD, 2004)
A educação continuada surge como uma exigência na formação do sujeito, pois requer dele novas formas de encarar o conhecimento, sendo assim, a formação deve ser caracterizadas pelo desenvolvimento da autonomia e pela capacidade de aprender constantemente e estabelecer relação com a teoria e a pratica adaptando o conhecimento teórico com as necessidades do dia a dia. (MORIN,1999)
Percebesse a educação permanente como uma habilidade de aprendizagem contínua, desenvolvida pelo sujeito durante sua vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se, conforme ocorrem as mudanças do mundo. Dado que, na educação permanente, estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que entendesse por educação continuada todas as ações educativas desenvolvidas após a graduação, com o propósito de atualizar, aprimorar e adquirir conhecimentos, mediante atividades de duração definida e de metodologias formais. E como educação em serviço para as ações educativas serem desenvolvidas durante o processo de trabalho. (AMARAL, 1997)
Dessa forma, a educação continuada surge como algo necessário, um compromisso pessoal a ser aprendido, conquistado com as mudanças de atitudes decorrentes das experiências vividas, por meio da relação com