Enfermeira
ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS
Carla de Matos Ouriques1, Maria Élida Machado2
Especialista em Estratégia de Saúde da Família. Enfermeira do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de
Porto Alegre. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: carlaouriques@gmail.com
2
Mestre em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA. Porto Alegre, Rio
Grande do Sul, Brasil. E-mail: maria.machado@metodistadosul.edu.br
1
RESUMO: O estudo teve como objetivo analisar o processo de trabalho dos profissionais de enfermagem atuantes no Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização quanto à esterilização de material cirúrgico em um hospital público de Porto Alegre-RS. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com 18 profissionais, sendo estes enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Para análise e interpretação dos dados optou-se pela categorização temática. Os resultados mostram a descrição dos procedimentos envolvidos no processo de esterilização, as dificuldades no processo de trabalho e a educação permanente em saúde como meio possível de superar as dificuldades. Concluiu-se que os trabalhadores têm conhecimento incipiente das etapas do processo de esterilização, encontrando na educação permanente em saúde a possibilidade da redução de falhas no processo de trabalho, assim como da adoção de uma postura reflexiva acerca da importância de seu trabalho.
DESCRITORES: Infecção hospitalar. Prática profissional. Educação continuada.
NURSING IN THE PROCESS OF STERILIZATION OF MATERIALS
ABSTRACT: The study aimed to analyze the work process of the nursing professionals working in the Operating Theaters and the
Sterilization and Materials Processing Center in relation to the sterilization of surgical material in a public hospital in Porto Alegre-RS.
This is descriptive and exploratory research,