A ética no exercício da enfermagem em Centro Cirúrgico
O individualismo atual nos leva cada vez mais ao exercício da s atividades profissionais de forma independente.
Influência do liberalismo no comportamento da sociedade atual
A moral tradicional envolve o coletivo nas responsabilidades individuais.
Profissões historicamente dominantes
Rol de ações específicas que, projetam social e profissionalmente quem as exerce. As outras profissões se transformam em ocupações e passam a auxiliar e a cortejar aquelas mais organizadas em termos de corporação. Sob o ponto de vista histórico, a enfermagem tem desenvolvido alguns papéis acessórios, em que as ações profissionais se transformam em ações coletivas, e a individualidade se torna diluída. A enfermagem, em função da sua história e tendências sociais, ainda tem lutado pouco pela sua caracterização profissional, determinando com clareza as ações que compete a ela exercer.
Alguns avanços: lei do exercício profissional da enfermagem, que determina as funções privativas do enfermeiro e demais elementos que compõem a equipe de enfermagem. Ainda existem confusões e dúvidas sobre as especificidades de trabalho dos componentes da equipe de enfermagem. A equipe de enfermagem no Centro Cirúrgico exerce atividades de responsabilidades fundamentais, desde aquisição, manuseio e manutenção de equipamentos específicos, à assistência ao paciente no pré, intra e pós-operatório.
O agir da equipe de enfermagem, com base no código de ética dos profissionais de enfermagem, não é específico para a atuação nas diferentes áreas de assistência.
Alguns artigos evidenciam mais claramente atitudes a serem observadas na assistência de enfermagem ao paciente no trans e pós-operatório.
A tentativa de estabelecer relações entre a ética e o exercício da enfermagem em Centro Cirúrgico não se