Educação de surdos: a aquisição da linguagem
EDUCAÇÃO DE SURDOS: A aquisição da linguagem
OLIVEIRA
2013
FERNANDA CRISTINA DE BRITO MACHADO
LAURA JOSIANE RESENDE
LUCIANA MARIA COSTA
THAYS KAREN MORAIS AMARAL
EDUCAÇÃO DE SURDOS: A aquisição da linguagem
Trabalho entregue ao Instituto Superior de Educação de Oliveira – ISEOL, da Fundação Educacional de Oliveira – FEOL, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina Libras, ministrada pela professora Rosely Lucas.
OLIVEIRA
2013
1) Explique de forma resumida o que você entendeu sobre as três abordagens de aquisição da linguagem.
1 A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Basicamente são 3 abordagens sobre a aquisição da Linguagem. É possível perceber diferentes visões sobre esse assunto, que é de extrema importância no desenvolvimento da linguagem dos surdos.
Abordagem comportamentalista (Skinner, 1957) – segundo esta abordagem tem por base o aspecto da observação e da medida do comportamento, sendo observado a ação e não as competências; nesta abordagem a linguagem é obtida através de estímulo, treinamento e imitação.
Abordagem linguística (Chomsky, 1986) – de acordo com esta abordagem o ambiente não é de grande importância para o desenvolvimento da linguagem. É necessário ressaltar a existência de um dispositivo próprio para a aquisição da linguagem – LAD, com ele é possível que a criança coloque em prática sua língua materna, através da gramática universal, que possuem os princípios rígidos e princípios abertos. Com esses parâmetros desenvolvidos, a criança terá adquirido a Gramática Núcleo, ou seja, a gramática da sua própria língua.
Abordagem interacionista – esta abordagem traz dois enfoques: O cognitivista - aborda a linguagem como