Educação de qualidade
A educação habilita os homens a terem uma visão mais crítica do mundo . É por intermédio da educação e da democratização do ensino que poderemos exercer a cidadania e melhorar nossa qualidade de vida e a das futuras gerações, como poderemos observar no decorrer deste contexto e como o professor contribui para que isso aconteça.
Para o professor fazer com o indivíduo se sinta construtor e construído pela sociedade no âmbito da psicologia é preciso que conheça as características psicossociais e cognitivas de seus alunos. Ele precisa ter sensibilidade e fundamentação necessárias para detectar o contexto de vivência de seus alunos e, com isso, saber ancorar os novos conhecimentos propostos pela escola. Assim, o professor precisa identificar analisar e compreender as características de desenvolvimento psicológico e social de seus alunos, para que seu ensino seja eficiente e eficaz.
O professor precisa conhecer o conteúdo da sua disciplina, mas não é apenas conhecer conceitos, definições ou fórmulas, mas as relações que ligam esses conteúdos conceituais às experiências vividas pelos alunos em seu dia-a-dia. É preciso que se desenvolvam procedimentos que demonstrem as relações existentes e que permitam que os alunos adquiram atitudes pertinentes ao desenvolvimento pleno da cidadania.
Enfim o professor deve conhecer as competências associadas ao papel do mediador do processo de aprendizagem. Não bastam saber matemática, português, ciências, história, geografia etc., para ser professor dessas áreas do saber. É preciso que conhecer e desenvolver as melhores técnicas para que o aluno se construa na sociedade e ao mesmo tempo se sinta construído por ele mesmo.
O ensino