EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A EXPERIENCIA DE ITAPERUNA 2.3.1
A preocupação com a difusão do ensino rural se firmará no Brasil quando a educação rural começou a ser entendida como instrumento para refrear o êxodo rural. As missões rurais de educação de adultos decorreram das recomendações do seminário interamericano de 1949 juntamente com o ministério da educação e da agricultura que sugeriram uma educação voltada para o desenvolvimento e recuperação das comunidades rurais.
Tinha como objetivo principal obter o maior número possível de elementos que permitissem indicar, no plano nacional, diretrizes técnicas de processos educativos e assistenciais visando a melhoria das condições de vida econômica e social do meio rural. O método de trabalho seria de inicio, uma organização o de organização social da comunidade; o instrumento de execução seria uma Missão Rural de Educação de Adultos. Para tanto foi escolhido o município de Itaperuna. (HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL. P. 226)
A equipe que compunha a missão iniciou o trabalho a partir das necessidades dos setores da educação higiene, alimentação recreação e agricultura. Desenvolveu programas baseados em técnicas de trabalho individual e coletivo, tentou interpretar para os participantes seus objetivos estudando e debatendo os problemas comunitários. As ações dos elementos da missão educativa procurava conduzir através da educação comunitária a população rural para o progresso. O aspecto assistencial da missão era sem duvida de forma secundaria considerada como uma oportunidade para realizar o trabalho educativo.
As missões podem não ter atingido seus objetivos na totalidade, porem serviram para apontar no meio rural alguns aspectos relevantes sobre o processo de organização das comunidades. Sua influencia marcou de modo significativo a evolução da educação de base do meio rural.
A experiência em Itaperuna deu origem a á CNER e teve influencias no serviço social rural SSR que tinham como