EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CURSO PEDAGOGIA
VANESSA RODRIGUES
RGM: 13406523
Caraguatatuba - Novembro 2014
Brasil tem sofrido muito e um dos fatores é um índice de analfabetismo grande.
A cada dia, vimos novos programas do governo tentando diminuir esse índice. Programas esses, que quando escutamos falar nos parecem maravilhosos, mas que por fim não dão o resultado esperado.
As vezes não dá pra acreditar , que o modelo de educação arcaico e engessado, tira dos estudantes toda a vontade de frequentar a sala de aula. Salas superlotadas com professores estressados, doentes e com baixa renda, que não conseguem lecionar e dar a devida atenção que cada aluno precisa, são professores desmotivados.
A solução não seria apenas colocar de volta os alunos à escola. É preciso, que se faça um trabalho onde se olhe com mais atenção para o Professor, que é imensamente importante para cativar e direcionar seus alunos.
Mais Programas que invistam na escola, que por sua vez deve ter estrutura para atender as diversidades sociais existentes entre os alunos. Programas que não fique só em palavras e apenas papéis. Os programas apresentados, para a diminuição do analfabetismo no Brasil são ofertas direcionadas para o alunos, mas não existe programas para melhorar as condições em que esses alunos vão estudar, o que faz toda a diferença.
Não adianta investir em educação sem investir nos Professores, sem investir em mais obras e em mais alimentação de qualidade.
Se ligarmos a tv, só vimos e ouvimos que verbas da educação foram desviadas, que escolas funcionam sem ter alimentação para seus alunos, sem estrutura adequada pra um bom funcionamento, tanto para os alunos como para os professores....
Diante de programas de governo falidos e desvio de verbas destinadas a Educação acredito que o índice de analfabetismo no Brasil continuará por muitos anos, até que se acerte eleger um governo que realmente faça a diferença na Educação, como