Educação de jovens e adultos
Ezikiela Liliane do Nascimento RA: 1040980095 6º semestre
Flávia Yamaura A. de Souza RA: 2121217073 5º semestre
Juliana F. de Souza Morais RA: 1094146695 6º semestre
ATPS - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Prof.ª Esp. Mônica Costa da Silva
Campo Grande / MS
2012
ETAPA 3:
Aula-tema: Formação e prática do educador de EJA e o Método Paulo Freire.
Passo 3 (Equipe)
Redigir um texto, baseado nas leituras realizadas, com as principais informações sobre a formação e prática do educador de EJA e a contribuição do Método de Paulo Freire.
Baseado nas leituras realizadas sobre a formação e prática do educador da EJA, e a contribuição do Método de Paulo Freire para a educação, percebemos que não temos uma formação específica para atender esse público diferenciado, a maior contribuição e preocupação que já se teve com o educando da EJA, foi e continua sendo o Método de Paulo Freire, que com toda sensibilidade e determinação provou para o Brasil e fora dele, como alfabetizar sem precisar ser autoritário e apenas despejar os conteúdos nos alunos, na qual Freire denominou de concepção bancária.
O método de Paulo Freire se baseia no respeito às vivencias do aluno, com uma prática dialógica, tratando o educando como um sujeito social, capaz de transformação.
O educador e o educando, segundo o método de Paulo Freire deve promover uma relação de troca de experiências, ou seja, tanto educador quanto educando podem aprender e ensinar, professores e alunos se tornam eternos aprendizes.
O aluno da EJA não é uma tabula rasa, sem conhecimento nenhum, mas são repletos de conhecimentos de mundo e de experiências de vida, dentro de uma sociedade que simplesmente os ignoram, e os