Educação de jovens e adultos na visão de paulo freire.
A contribuição do educador Paulo Freire foi de grande importância para a implantação da educação no Brasil de uma educação popular seu foco principal foi combate ao analfabetismo, expressão da pobreza, da miséria e do subdesenvolvimento. A grande obra desse educador, referência em educação, apresenta o compromisso de valorizar o diálogo e a interação como fundamentos necessários para a libertação do educando. Paulo Freire influenciou os movimentos educacionais no Brasil e em outros países.
PALAVRAS CHAVE: Paulo Freire, Educação, Alfabetização.
Introdução Neste artigo será analisada a grande contribuição do educador brasileiro Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos e, principalmente, a sua influência dentro da comunidade onde exerceu sua função alfabetizar adultos, resgatando a interação através do diálogo, o direito à educação básica. Pelo seu trabalho incansável em favor da educação, tornou-se referencial para a educação no Brasil, fundamentando sua ação no debate, na problematização e na conscientização. Para ele, o educador deve inserir palavras dentro da realidade dos seus alunos. Para ele, ninguém é analfabeto porque quer; as condições desigualdades sociais, a fome, a miséria são as causas deste mal que, por longas décadas o Brasil não conseguiu superar.
Desenvolvimento Como afirma Gadotti (1995: 28), ao explicitar o pensamento de Paulo Freire: “O analfabetismo é a expressão da pobreza, consequência inevitável de uma estrutura social injusta”. Seria ingênuo combatê-lo sem combater suas causas.
“não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra , trabalho, na ação-reflexão [...] a conquista implícita no diálogo, é a do mundo pelos sujeitos dialógos, não a de um pelo outro” (FREIRE, 1982,p 92-93).
De acordo com o autor a palavra é lançada gera-se um tema atrás deste tema desenvolve o diálogo e sua dramatização, ambos educador e educando desenvolve conhecimentos e relação pessoal entre a palavra gerada.