Relatorio de determinaçao de materia seca
RELATÓRIO DE BROMATOLOGIA: AULA PRÁTICA 1
Laís Kelen da Costa
Belo Horizonte 2010
RELATÓRIO 1
Título: Determinação de matéria seca.
Introdução: Um dos pontos mais importantes a serem estudados no setor de nutrição animal é a análise dos alimentos; que tem como objetivo conhecer a composição química do alimento e verificar a sua identidade e pureza. Iniciaremos este estudo fazendo a determinação da matéria seca.
Objetivo: Através de análises desenvolvidas no laboratório determinar se a matéria seca da Silagem de milho da amostra esta dentro dos padrões.
Resultados: Na aula do dia 18-08-2010, a professora Eloísa nos levou para o laboratório onde foram introduzidos os conhecimentos necessários para que conseguíssemos determinar a matéria seca de uma amostra e analisar se ela se encontra dentro dos padrões. O cadinho utilizado por nós já estava devidamente seco, refrigerado e pesado (26,442 gramas) . Após algumas instruções de funcionamento e manuseio da balança analítica cada grupo escolheu uma amostra (já devidamente triturada) e pesou-se entre 2 e 3 gramas. Meu grupo escolheu Silagem de milho e pesou-se 2, 0337 gramas. Depois dessa pesagem levamos o recipiente com a amostra para a estufa regulada a 105ºC, deixando por no mínimo 4 horas. Após este tempo retiramos o cadinho com a amostra seca da estufa, colocamos no dessecador, o peso encontrado foi 28,3835 gramas. Do qual descontando o peso do cadinho tem-se o peso do material seco a 105ºC(matéria seca ou amostra seca em estufa) que no caso da nossa amostra encontramos 1, 9409 gramas.
Cálculo: MS% = 100 – (Au – As X 100/Au)