Relatório determinação de materia seca
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE E MATÉRIA SECA
Alunos: Alex José Santa Rosa 589381 Christian Gramasco Guilherme Ribeiro Fantini 610623 Rodrigo Singulane Gonçalves 589594 Thales Rosssi
Araras
03/09/2014
Índice
1. Resumo _________________________ 1
2. Introdução ________________________ 1
3. Objetivos _________________________ 2
4. Materiais e Métodos ________________ 2
5. Resultados e Discussão _____________ 3
6. Conclusões _______________________ 4
7. Referências Bibliográficas ___________ 4
1. Resumo
Para se determinar a matéria seca e a umidade do leite em pó foi realizada a pesagem dos cadinhos de alumínio vazio e em seguida com as respectivas amostras, após a pesagem foram colocados na estufa por 4:00 (quatro) horas a uma temperatura de 105ºC, pois é o processo mais utilizado em amostras de alimentos.
Na secagem na estufa não se perde apenas água, mas também outras substâncias que são voláteis nessas condições após a secagem as amostras foram colocadas no dissecador por 15 minutos para esfriar e realizar a pesagem em seguida.
2. Introdução:
Para se conhecer a composição química de uma substancia vários testes podem ser feitos e assim determinar a quantidade de cada componente da amostra como por exemplo carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, água entre outros. No estudo realizado visamos identificar a porcentagem de umidade dos alimentos, ou seja, quanto desse alimento é constituído de água. Vários métodos podem ser aplicados para analisar a porcentagem de água nas amostras , porém o método escolhido foi o mais tradicional, baseado na variação da massa das amostras antes e depois da secagem em estufa.
A determinação da umidade de um produto é de extrema importância, pois ela influencia muitas das características do produto,