Pratica de Laboratorio 1 Cer micas Vermelhas
Introdução
O desenvolvimento deste relatório propõe o esclarecimento e o entendimento do comportamento das cerâmicas vermelhas quando expostas à três experimentos, pré-definidos pelo coordenador da matéria.
Neste relatório será possível ter um acompanhamento das atividades realizadas para extrairmos a forma que as cerâmicas vermelhas se comportam em relação à absorção de água baseado na NBR 6480, a retração da mesma quando em processo de secagem e, também, a determinação de quantidade de matéria orgânica que contém em uma cerâmica vermelha. Além disto, estarão citados os equipamentos que foram utilizados nas atividades citadas anteriormente.
Experimentos
Determinação da absorção de água em pisos cerâmicos baseado na NBR 6480
Objetivo
Avaliar o nível de absorção de água em pisos cerâmicos baseado na metodologia da norma NBR 6480.
Materiais Utilizados
Para esse experimento foram utilizados os seguintes instrumentos laboratoriais: balança com resolução de 0,1g, estufa (temperatura 110°C ) e dessecador.
Operações realizadas
Secagem do corpo de prova em estufa;
Pesagem;
Aquecimento do corpo de prova;
Cálculo.
Procedimento Realizado
Limpar os corpos de prova com escova e levar os mesmos para a estufa com uma temperatura média de 110ºC até a massa ficar constante, esfriar no dessecador. Após o esfriamento do material, com o auxílio da pinça, levar os três tipos de amostras para a balança e verificar os respectivos pesos das massas secas, anotando-os para o cálculo final.
Realizado as pesagens, direcionar as amostras para o recipiente (Becker) já aquecido com água em temperatura de ebulição com o auxílio da pinça metálica. As amostras devem ficar no sentido vertical dentro do recipiente, lembrando de repor a água caso necessário. Aguardar por 45 minutos, com água em ebulição, após, desligar o Bico de Bunsen e deixar por 15 minutos em água quente.
Em seguida, retirar os corpos de