Educação como sistema
01 – Defina:
a) Input
Os inputs são os elementos (ou insumos) que o sistema escolar recebe. Este processo ocorre da sociedade para o sistema escolar. Exemplos: objetivos, conteúdo cultural, professores e diversos recursos humanos, recursos financeiros, recursos matérias, alunos, etc.
b) Processo
Os processos são as mudanças que ocorrem no interior do sistema fazendo com que os insumos recebidos (inputs) transformem-se em melhorias para a sociedade (output).
c) Output
Os outputs são os produtos fornecidos pelo sistema escolar. Este processo ocorre do sistema escolar para a sociedade. Exemplos: melhoria do nível cultural da população, aperfeiçoamento dos indivíduos, formação de recursos humanos, resultados de pesquisas, etc.
02 – Conceitue:
a) Meta sistema
Define-se Meta sistema um sistema em geral que pode ser decomposto em cadeias de sub-sistemas. No caso do sistema escolar, a sociedade é um super sistema (ou Meta sistema); o sistema escolar dela recebe uma variedade de elementos e ela fornece uma série de produtos.
b) Sistema Educacional
É um sistema teleógico – um sistema que se orienta no sentido de determinas metas e objetivo. Este inclui parâmetros de “controle de feedback”.
03 – Enumere os fatores que podem condicionar, ou seja, influenciar o processo de ensino:
1 – Motivações
2 – Conhecimentos prévios
3 – Relações com o professor / Aluno
4 – Disciplina
5 – Feedbacks ao aluno sobre seu progresso
04 – O sistema educacional é um sistema aberto ou fechado? Justifique sua resposta:
O sistema educacional é um sistema aberto. Ele está em constante interação com o contexto sócio-econômico que está inserida. Ele recebe e envia os elementos que forma, é ele que lhe impõe os incentivos, restrições e parâmetros sob os quais atua.
05 – Explique a importância da aplicação da análise de sistema para o estudo do processo educacional brasileiro:
Ainda que o sistema educacional brasileiro seja o mesmo para