Estrutura do sistema da educação
Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil
Segundo as pesquisas que fiz em várias fontes , a atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorre da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases(lei nº 9394/96) que é vinculada as diretrizes da Constituição Federal de 1988.
A Estrutura do ensino público brasileiro começa com a constituição de 1824, que reconhecia o direito de todo cidadão a uma educação primária.Em 1930, criou-se o ministério da educação e depois a lei de diretrizes da educação de 1962 que instituiu três tipos de escolas públicas que são (Federais,Estaduais e Municipais).A constituição de 1988 estabeleceu a convivência das redes públicas e particular .Mas sempre existiu uma dualidade entre essas redes que servem para analisarmos o sistema educativo atual no Brasil .A rede pública acolhe a maioria dos alunos e a rede particular é exclusivamente para as classes dominantes. Segundo uma pesquisa feita em 1996, o ensino público acolheu média de 29,4 milhões de alunos ou seja 88% do total de alunos, enquanto a rede particular apenas 3,7 milhões ,daí agente já tira o quanto já piorou desses anos para cá.
A rede de ensino pode ser representada por vários tipos de escolas, mas as que têm menos estruturas são as municipais e estaduais. Cabe notarmos que a qualidade da rede pública de ensino depende da política educativa desenvolvida no plano municipal, estadual e federal. A constituição de 1988 limitou-se teoricamente o repasse de recursos públicos para o ensino privado, mas infelizmente ficou só na teoria. O poder aquisitivo dos alunos com toda certeza faz com que a estrutura do sistema educativo brasileiro ,continue sendo ruim ou não existindo,por exemplo os alunos de escola urbana têm melhores desempenhos do que os que freqüentam escolas rurais .
As redes estaduais sofrem com o descaso do estado para com a educação por exemplo é São Paulo o estado gasta em média R$ 1177,00 para manter um jovem internado em uma instituição carcerária