Hadeano e Arqueano
A mais antiga e longa das Eras Geológicas, o Pré-Cambriano se estende desde a formação da Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, até 570 milhões de anos atrás.
Na verdade, em Geologia (ciência que estuda a Terra em seus compostos físicos e geológicos, sua história e formação) denomina-se o Pré-Cambriano de “Éon”: unidade de divisão do tempo constituído por eras.
Atualmente o termo “Pré Cambriano” está em desuso e, oficialmente são considerados apenas quatros éons: Hadeano, Arqueano, Proterozóico e o Fanerozóico.
Hadeano
Hadeano é a época mais antiga de todas, a primeira fase do Pré-Cambriano. Antes do hadeano não havia nada, havia uma nebulosa cheia de poeira, e após o hadeano, a Terra estava lá, prontinha para os humanos destruírem.
O Éon Hadeano inicia-se com a formação da Terra há cerca de 4,6 bilhões de anos (Ba) atrás e termina há cerca de 4,0 Ba. O nome Hadeano foi cunhado em 1972 pelo geólogo Preston Cloud e deriva do grego hades, que significa “inferno”. Isso se deve ao fato de que no princípio de formação do planeta, a Terra era uma massa incandescente com rios de rochas, vulcões em erupções e grande quantidade de enxofre. A atmosfera inicialmente era composta por nitrogênio, amônia, hidrogênio, monóxido de carbono, metano e vapor de água, expelidos dos vulcões.
BRUNO-Deve ter havido intensa queda de asteroides e meteoros na superfície da Terra nesse tempo. Tem-se pouca informação geológica, os únicos registros são de minerais de 4,4 Ba e uma rocha encontrada no Norte do Canadá (Acasta gnaisse) de 4,2 Ba.
O Hadeano não é um período geológico verdadeiro. Nenhuma rocha é tão antiga a exceção dos meteoritos.Durante o Hadeano, o sistema solar estava tomando forma,provavelmente dentro de uma nuvem grande de gás e poeira em torno do sol. A abundancia relativa de uns elementos mais pesados no sistema solar sugere que estes gás e poeira eram derivados de um supernova.
Alguns elementos mais pesados são gerados pela fusão