educação civica
O termo cívica é um adjetivo utilizado para referir-se a várias questões relacionadas com o civismo ou convivência social dentro de uma comunidade. Normalmente, este termo é usado para adjetivar alguns tipos de pauta (pautas cívicas) de comportamento, assim como certos tipos de conhecimento que estão dentro de uma disciplina escolar conhecida como educação cívica ou instrução cívica (embora haja muitas variantes).
Neste sentido, a educação cívica é um tipo de educação centrado no estudo e compreensão do que é considerado socialmente aceitado; todas essas pautas que contribuem para a convivência social e que tem a ver com o respeito dos diferentes direitos humanos, assim como, com o cumprimento das obrigações sociais que cada cidadão possui.
Embora a educação cívica seja uma das disciplinas escolares mais agredidas e menos consideradas, na realidade é a que talvez tenha ligação mais direta com a realidade (característica que pode faltar a muitas outras disciplinas escolares e que são criticadas). Em educação ou instrução cívica, os alunos devem aprender e conhecer dados de grande importância, por exemplo, como é composta uma sociedade, quais são os direitos e obrigações de quem a compõe, o que é a família, o que é um grupo de amigos, que tipos de vínculos existem dentro de uma sociedade, as diferentes formas de governo e as formas que cada cidadão tem para participar ativamente não só da política, mas também em muitos outros aspectos relacionados à sociedade.
1.1. Origem da palavra Cívica
Cívico vem do Latim CIVICUS, “relativo a uma cidade ou comunidade”, de CIVES, “cidadão, aquele que vive em cidade”.
1.2. Princípios da Educação Cívica
Temos 2 (dois) princípios principais a cita:
1º Em primeiro lugar ela deverá prevenir a crescente e letal influência exercida pela ignorância e pelo populismo, cujo predomínio constitui o mais grave problema da democracia. Por isso a educação cívica assume-se como uma competência para a comunicação