Educação básica
PEDAGOGIA
ROSANE JERONYMO SILVA
índice de desenvolvimento da educação básica (ideb).
Rio de Janeiro
2013
rOSANE JERONYMO SILVA
índice de desenvolvimento da educação básica (ideb).
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas Públicas na Educação Básica, Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminário III.
Profs. Cyntia Simioni França Melina Klaus, Okçana Battini, Vilze Vidotti e Samira Kfouri.
Tutora eletrônica: Andressa Cerqueira Silva e Simone Cristiane P. da Silva.
Tutor(a) de sala: Lígia Maria Marques Pinto.
Rio de Janeiro
2013
1. INTRODUÇÃO
As políticas de educação incluem-se no marco do processo de redemocratização do país e da América Latina a partir dos anos de 1980 quando são iniciadas profundas reformas educacionais. As décadas seguintes foram dedicadas a estabelecer marcos normativos e novas configurações para a gestão dos sistemas educacionais. No Brasil, a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 966 orientam sobre novos princípios que devem regular a educação nacional, tendo a descentralização por meio da municipalização se destacando como conceito orientador para implementação e execução das políticas formuladas no nível central (DOURADO, 2009).
Numa análise de gestão em escola municipais dá para constatar que se houvesse um empenho nos incentivos para leitura, estudos dirigidos, jogos educativos e desportivos, acesso tecnológico, programas de saúde ajudaria a diminuir a evasão escolar e o desempenho dos alunos aumentaria, com tudo o objetivo de um estudo de uma gestão com base no IDEB pode obter dados exatos para melhoria na qualidade da educação.
Em