Educação Brasileira
“(...) Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade (...).”
Dito de outra maneira, é metas do governo definir o bem-estar da sociedade e o interesse público, Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade. Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral.
“Uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição. É dirigido por um governo soberano, reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção”.”
Os resultados da educação brasileira são mais vergonhosos do que de outros países, basta olhar alguns dados internacionais como a performance no PISA, o percentual de concluintes de ensino médio e superior, a quantidade de pessoas formadas nas áreas técnicas para vermos que a nossa educação ainda está muito atrás das de outros países, que já é péssima quando comparada com outros países desenvolvidos.
Além disso, é importante notar que a educação da elite de alguns países é bem melhor que a da elite brasileira.
É através da educação que se forma a sociedade em que vivemos, é com a educação que aprendemos as nossas culturas, costumes e línguas. Com a educação forma-se o ser humano e como ele irá agir perante a sociedade. Com isto, a educação também pode se aprender uns com os outros, pois a educação começa deste de criança, dentro da nossa casa, com os nossos pais, e com as pessoas que vivemos no dia a dia. A criança tem que ser modelada para conduzi-lá a ser um adolescente para torná-la mais adiante um jovem e, depois um adulto. A educação