Educação ambiental nas instituições educacionais
Naiana de Souza Almeida
Prof- Sabrina Parente
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASELVI
Licenciatura em ciências biológicas – Trabalho de Graduação
10-05-2012
RESUMO
Todo indivíduo tem a capacidade de desempenhar papéis importantes na melhoria do planeta. Aos educadores cabem à responsabilidade de despertar no aprendiz o senso de autoestima e confiança, indispensáveis para que acredite o suficiente em seus potenciais e passe a exercer plenamente sua cidadania. Essa crença em si próprio pode desencadear um engajamento e posturas ativas diante dos problemas socioambientais, resultando em processos de profunda transformação. Este é sem duvidas o maior papel da Educação Ambiental nas Escolas e o maior desafio da sociedade instalada nos modelos do consumismo e capitalismo. Mas, para que este projeto de conscientização ambiental de certo, é necessário romper barreiras. Desconstruir antigos pensamentos que afastam idealizadores provindos de instituições EAD, e que possuem importantes projetos para desenvolver no seio escolar, é um dos maiores passos.
Palavras-chave educação ambiental, papel do educador, transformações sociais.
1 INTRODUÇÃO
O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira.
Está no estágio a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia, além de contribuir para implantação de políticas de sustentabilidade no ambiente escolar e promover a conscientização ambiental. Romper a barreira do preconceito enfrentada por muitos estagiários é apenas o início deste complexo processo.
A forma como os seres humanos se relacionam com o meio ambiente à sua volta está