educação Ambiental na escola – lixo sólido
PEDAGOGIA
educação Ambiental na escola – lixo sólido (lixo).
educação Ambiental na escola – lixo sólido (lixo).
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão Escolar. 5º Período.
Introdução
Este estudo tem por finalidade discutir a questão da coleta seletiva no ambiente escolar, visando a reciclagem e preservação do meio ambiente. Justifica-se sua concretização pela necessidade de despertar a sensibilidade dos discentes com relação ao destino dos resíduos gerados na Escola, e também na sua casa, no seu ambiente social em um todo.
O objetivo geral foi utilizar a mediação do corpo docente da Instituição para conscientizar os alunos sobre a questão dos resíduos sólidos, desencadeando uma postura em defesa do planeta. O projeto foi aplicado em turmas do Ensino Fundamental - Séries Iniciais, com várias atividades e práticas pedagógicas, buscando mudanças de comportamento em relação ao manejo e destino do lixo, utilizando este assunto como estratégica interdisciplinar para inserir Educação Ambiental no currículo escolar.
Por ser parte integrante da sociedade e corresponsável pela sua transformação, torna-se necessário que a Escola ofereça meios para que seus alunos participem, se manifestem, criando a sua consciência crítica e comprometida com o meio ambiente.
Os educadores têm um papel fundamental na inserção da Educação Ambiental.
O docente precisa ter como horizonte a transformação de hábitos, mobilizando os discentes para formação da consciência ambiental. A Escola deve favorecer o trabalho de questões ambientais, promovendo ações de