EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCANDO PARA TODA VIDA .
Dalila de Oliveira Alves-FACIP/UFU2 dalila22oliveira@hotmail.com Jéssica Aparecida Dias-FACIP/UFU jessicadias_91@hotmail.com I- INTRODUÇÃO
Atualmente estamos vivendo a era da globalização, um surto de novas tecnologias tem invadido nosso dia- dia e modificando cada vez mais o espaço no qual estamos inseridos. Com os avanços dessas tecnologias e consequentemente o desgaste de recursos naturais, temos enfrentado uma serie de mudanças na natureza, o que tem provocado sérios danos no meio ambiente e afetado nossas vidas gradativamente.
Diante das grandes transformações que a natureza vem enfrentado e com ela o desgaste, uma das alternativas para conscientizarmos e buscarmos melhorias para este cenário e através da educação ambiental, que pode e deve ser trabalhada com nossas crianças dentro de casa e na escola.
Desde muito cedo as crianças já aprendem a cuidar de coisas que lhe trazem prazer e interesse, então a partir disto porque não ensinarmos a cuidar o nosso planeta são pequenas práticas diárias como cuidar de uma arvore, não jogar lixo na rua que podem contribuir bastante para o processo de ensino.
A educação ambiental é uma temática de extrema relevância que necessita ser trabalhada já nos primeiros anos escolares perpassando por todas as etapas da escolaridade, na educação infantil as crianças possui uma curiosidade extrema, e inserir assuntos como preservação do meio ambiente, reciclagem, entre outros despertam nelas um desejo de conhecer mais e contribuir para o bem estar na natureza. É importante que o educador tenha a sensibilidade de trazer esses assuntos de forma agradável e natural, trabalhando com o lúdico, pois assim as mesmas demonstraram um maior interesse e aprenderam de forma mais rápida e prazerosa.
O objetivo deste trabalho e fazer uma breve reflexão sobre a importância da educação ambiental e como ela pode ser trabalhada pensando nas atividades lúdicas com a educação infantil