Petroleo e seus derivados
Engenharia ambiental
bárbara silva pêgo heliene guinhasi lariany alvarenga calLegari mirla rodrigues vanessa aparecida mantovani avancini
pETRóLEO E SEUS DERIVADOS
linhares – es novembro de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 02
2 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 04
2.1 Petróleo e seus derivados 04
3 IMPACTOS AMBIENTAIS 06
4 VANTAGENS E DESVANTAGENS do petroelo e seus derivados 09
4.1 Vantagens do petróleo e seus derivados 09
4.2 Desvantagens do petróleo e seus derivados 09
5 LEGISLAÇÃO PERTINENTE 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERENCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
Desde a idade moderna o petróleo é a principal fonte de energia utilizada pela sociedade, apesar de ser um recurso natural não renovável. A exploração deste recurso gera grandes impactos ao ambiente.
O uso de energia é fundamental para a maioria das atividades humanas, sua produção é apoiada na busca e exploração de recursos naturais, provocando uma série de modificações no ambiente.
O primeiro poço de petróleo foi nos Estados Unidos em 1859 – Pensilvânia. Foi encontrado em uma região de pequena profundidade 21m. Ao contrário da escavação de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros.
Os países que possuem maior úmero de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia SAUDITA, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabe Unidos são considerados os maiores produtores mundiais.
No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo entre 1982-1986, quando foi feito a primeira perfuração na profundidade de 488 metros, nesse caso o poço jorrou somente água sulfurosa.
A Petrobras foi Criada, em 1954, com objetivo de monopolizar a exploração do Petróleo no Brasil. A partir daí muitos foram perfurados. Atualmente, a Petrobrás está entre as maiores empresas petrolífera do mundo.
O