Educaçao
2011
educação para todos:
Trabalho apresentado à disciplina de a ação docente e a diversidade humana, o trabalho do pedagogo nos espaços educativos, psicologia da educação2, comunicação e linguagem... . Da UNOPAR.
Orientador:
2011
1 INTRODUÇÃO
Na escola o trabalho é realizado por um conjunto de profissionais que interagem para formação do aluno. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por um ensino eficiente, capaz de alcançar os objetivos propostos.
Com isso o objetivo desse trabalho e entender como as escolas, profissionais e alunos, trabalham com a inclusão dentro das escolas e salas de aulas.
* educação para todos
O conceito da escola inclusiva enquadra-se no principio da igualdade de oportunidade educativas e sociais, a que todos os alunos sem exceção têm direito a serem incluídos no mesmo tipo de ensino.
A relação escola e educação especial necessitam ser inserida no desenvolvimento da criança. O processo educativo representa o período o qual a criança passa de um estado de dependência absoluta a outro de autonomia. Para isso e preciso que os sistemas criem estruturas e programas de apoio aos professores na capacitação e remuneração adequada, e também possibilitem as escolas instrumentos e espaços adequados, que possam estimular o aprendizado dos alunos com necessidades educativas especiais. Como diz “Claudia Werneck”...
“as escolas tem que esquecer a idéia de que o aluno tem que se adaptar a ela, pelo contrario, elas devem tornar-se o meio mais favorável para o aluno, dando-lhe recursos para enfrentar desafios”.
O processo de inclusão deve ser feito com muita cautela, respeitando as dificuldades e o tempo de cada criança. Não basta a escola, os alunos e professores estarem preparados para receber uma criança com dificuldades, e preciso também que a própria criança esteja pronta para este