educaçao
Trata-se de um roteiro para correção das provas de AP1. Não é um
1º questão (2,5 pontos) escola brasileira?
: Quais são as raízes da exclusão social na(Resposta no Conteúdo da AULA 9)
As raízes da exclusão social na escola brasileira estão na História do
Brasil colonial e imperial. A escola, no Brasil colonial era para muito poucos.
Freqüentavam a escola os filhos homens dos donos da terra (a aristocracia rural). O restante na população, a maioria composta de escravos, não freqüentava a escola.
No Império houve uma expansão do ensino secundário mas, a educação popular continuou abandonada. Chegaram no Brasil as primeiras congregações femininas que assumiram a educação das meninas de elite. A elite brasileira reproduziu a injusta ordem social.
2º questão (2,5 pontos): Enumere as características principais do multiculturalismo. (Resposta no Conteúdo da AULA 11)
MULTICULTURALISMO – é um movimento que propõe um currículo inclusivo, que incorpora as tradições culturais dos diferentes grupos sociais.
As idéias do multiculturalismo se apóiam sobre uma mudança de paradigma. Essas idéias propõem instabilidade, mistura, a relatividade, a multiplicidade de identidades possíveis, em contraposição, ao paradigma monocultural (apenas uma cultura) que garante que a verdade existe, que existe uma solução para cada problema e que a ciência dará a tal solução.
3ª questão (2,5 pontos) – Defina política afirmativa, justificando sua função. (Conteúdo da AULA 12)
ATENÇÃO!!! Não confundam ações afirmativas com ações positivas.
AÇÕES OU POLÍTICAS AFIRMATIVAS de discriminação positiva ou políticas sociais compensatórias. São leis ou intervenções políticas que compreendem ações do Estado em favor de grupos específicos, historicamente discriminados. Alguns exemplos dessas políticas aqui no Brasil: educação especial, educação indígena, política de cotas. são chamadas também de políticas
1) Educação Especial