educaçao
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
SUELLEM MARTINS PANTOJA
RESUMO DO ITEM 3.7 DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ENSINAR EXIGE RECONHECER QUE A EDUCAÇÃO E IDEOLÓGICA
Belém-Pa
2014
SUELLEM MARTINS PANTOJA
RESUMO DO ITEM 3.7 DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ENSINAR EXIGE RECONHECER QUE A EDUCAÇÃO E IDEOLÓGICA Trabalho avaliativo da disciplina Historia da Filosofia, ministrada pelo professor Raimundo Leite da Faculdade de educação, Instituto de ciências da Educação, Universidade Federal do Pará (FAED/ICED/UFPA).
Belém-Pa
2014
FREIRE, Paulo. Ensinar é uma especificidade humana: ensinar exige reconhecer que a educação e ideológica. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014. Cap. 3. p.122-131.
Neste trecho o autor retrata o poder da ideologia na educação, de como esta nós torna míopes, da facilidade de aceitarmos docilmente que o que vemos e ouvimos como verdade absoluta, quando na realidade é uma verdade distorcida, o poder de mascarar a realidade e mansamente fazer-nos aceitar o discurso de que a globalização da economia e uma invenção dela mesmo ou de um destino que não se poderia evitar.
Freire relata que como professores devemos estar informados quanto ao poder do discurso ideológico, pois este tem um poder de convencimento indiscutível, nos ameaça de anestesiar a mente, confundindo a curiosidade, distorcendo a percepção dos fatos. coisas e acontecimentos, este fala sobre a necessidade de não escutarmos calados sem reação critica discursos como: “O negro e geneticamente inferior ao branco.É uma pena, màs é isso que a ciência nos diz”. “você sabe com quem está falando?”. “Que vergonha homem casar com homem e mulher casar com mulher”. Durante o exercício crítico da resistência ao poder manhoso da