educaçao superior ead
A Educação Superior a Distância no Brasil, está em grande expansão, decretada como modalidade de ensino em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, desde então enfrenta preconceitos referente sua qualidade de ensino e vinculo entre professor e aluno. As preocupaçoes com o processo de ensino e aprendizagem, as tecnologias, material didatico e interação aluno-professor, gera o grande desafio para as Instituiuções com essa modalidade.
Esse trabalho tem como objetivo esclarecer as tecnologias, materiais didaticos, Tutor de sala, a relação professor-aluno, e as formas que o professor (coordenador) constrói a relação pedagogia, comunicativa e intergrada com o aluno. Das dificuldades que encontramos a que mais discutida é a separação de espaço entre professor-aluno, hoje minimizada pela presença do “Tutor” (professor de sala) que faz a integração, assumindo caracteristica e funções específicas para a apredizagem e o operacional, dando suporte necessário para o aluno desta modalidade.
DESENVOLVIMENTO
Este trabalho tem como objetivo de pesquisa a relação professor-aluno realizada para conclusão de pós graduação EaD, os desafios técnicos e pedagogicos que são enfrentados para que ministrem suas aulas a distância.
Observarei questões referentes ao acesso a educação, a metodologia da EaD, a tecnologia, a interação, permitindo assim o pensamento na problematica do titulo deste trabalho.
Analisando as perspectivas atuais, percebemos cada vez mais a necessidade da flexibilidade na vida do indivíduo, exigindo assim a procura por uma Instituição de Ensino Superior com um diferencial que proporcione a aprendizagem e formas de intervir, se adaptando e criando novas situações, para que o aluno não seja mais um ser passivo, que apenas escute, leia e repita os ensinamentos do professor, mas que, se transforme em um profissional com um o olhar crítico, atuante, criativo, competente, podendo assim solucionar problemas, apontantar caminhos e incentivar