Educaçao Especial
CURSO: LETRAS: Licenciatura Português/Inglês e suas respectivas literaturas
Michele Alves Pires
A EDUCACÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: NECESSIDADES E POSSIBILIDADES
Orientador (a): Professora Helen Santos
BRASÍLIA-DF
2014
Michele Alves Pires
A EDUCACÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: NECESSIDADES E POSSIBILIDADES
Pré-projeto apresentado à disciplina Pesquisa em Educação como parte dos requisitos exigidos pelo Curso de Letras da Faculdade Evangélica.
Orientador (a): Professora Helen Santos
1 NTRODUÇÃO
A Educação do Campo em seu contexto de desenvolvimento e construção ao longo dos anos foi e está construída em cima das exigências das pessoas que compreendem essa realidade e veem suas situações diretamente ligadas à dependência da terra como meio de vida e sobrevivência. As pessoas que vivem e trabalham no campo sempre estiveram em desvantagem diante do reconhecimento e valorização do poder público junto aos benefícios que vão desde saúde a educação. Esses sujeitos passaram a enfrentar e ainda enfrentam algumas contrariedades que uma sociedade injusta impõe na tentativa de deixá-los alheios quanto aos deveres obrigatórios do Estado, das políticas públicas voltadas ao direito à saúde e à educação, proporcionando aos mesmos um nível de vida social e justa.
Os movimentos sociais são responsáveis pelo nascimento dessa educação do campo que, organizados em conjunto, começam a lutar e brigar por campos de benefícios sociais como a expansão dos direitos humanos e políticas públicas, ocasionando grandes transformações dos meios de vida das pessoas que vivem nessa zona populacional.
A atenção ao crescimento das ideias sobre os métodos e práticas que se referem à Educação Especial no campo traz inúmeras questões aos educadores e especialistas. Desse modo, as discussões sobre a Educação especial no campo, começam a ganhar força