educaçao atraves da arte
O curso foi dividido em módulos, onde primeiramente foi dedicado á parte teórica, autores como Mark Twain grande escritor americano que certa vez disse: “não deixe a escola atrapalhar sua criatividade”; citou a importância de profissionais criativos e inovadores.
O peso que a aula de arte em geral como a dança, teatro, musica, desenho e ludicidade devem receber comparado a outras aulas, afinal todas são importantes na formação dos jovens.
O estudo da arte deve ser aplicado de maneira didático-artista, incentivando a criatividade e suas diversas formas de manifestação.
A criatividade e a novidade caminham juntas, o pensamento criador precisa de harmonia, sentimentos, sensações etc...
As imperfeições nos tornam humanos e únicos, todas as pessoas são criativas, faz parte do ser humano habilidades de pensar e criar, não basta apenas estimular a própria criatividade, a escola precisa aprender a não bloquear o aluno e sim estimular sua imaginação e habilidades criativas.
Funcionamento do cérebro segundo psicólogos, neurologistas e pesquisadores. Teorias das inteligências múltiplas (Antônio Damasco), lado direito e esquerdo do cérebro; é preciso estimular e integrar os dois hemisféricos, equilibrando as potencialidades.
Musica: como trabalhar esse conceito.
Dança: estimular brincadeiras.
Teatro: promover oportunidades, etc...
Formação do professor de arte, reflexão critica e contextual, necessidade da formação continua.
“Na arte seu caminho cada um descobre por si”.
Imaginação, desenho, expressividade, cognição, teorias perceptuais, etc...
A criança é atuante na busca do saber artístico e estético, vivem um processo continuo...
Na segunda parte, tivemos aulas praticas de maquiagem, teatro, musicas, oficina...
Despertar o interesse do aluno com oficinas de técnicas em maquiagem artísticas, encenação, mimicas, jogos teatrais, sombra, etc...
A relevância dos recursos, trabalhar com produtos mais baratos,