Educar é socializar
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ADRIANA HONORIO DA SILVA
educar é socializar
Arapiraca
2009
adriana honorio da silva
educar é socializar
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina cultura e sociedade.
Orientador: Prof. Okçana Battini
Arapiraca
2009
Émile Durkheim é considerado um dos pensadore mais espressivos e que mais contribuiu para a consolidação da sociologia como ciência empirica e disciplina acadêmica.
Ele compara a sociedade com um organismo vivo. Ou seja, a sociedade é comparada com “corpo humano”. É formada por vária partes, cada uma com sua função. E cada parte depende uma da outra, se uma não estiver bem, todas serão afetadas.
Durkheim não desenvove uma teoria de educação, em sua teoria é possível entender o significado do papel do professor, o individuo só aprende a agir quando compreende o meio que está inserido, o que acontece por meio da escola; por suas idéias este pensador é conhecido como da educação pública patrociada pelo estado e com a caracterização baixa; para ele a educação deveria ser dada de forma normativa, sobre a autoridade do professor.
Para Durkheim, a educação é um forte intrumento de coesão socia, cabe ao estado ofertá-la e supervisioná-la, instituindo os princípios básicos para a concretização da moral da sociedade, que através da escola, seriam transmitidos as crianças e aos jovens. Podemos dizer que é na escola, que aprendemos a nos tornar membros da sociedade.
Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, “a educação é uma socialização da jovem geração
pela geração adulta”.
E quanto mais eficiente for o processo, melhor será