Análise de um artefato cultural
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Disciplina: EDU03052 – Educação Especial e Inclusão
Professora: Adriana Thoma
Estagiária: Tatiana Luiza Rech
Aluna: Bruna De Matos Gomes
2013/1
Análise de Um Artefato Cultural
Introdução
Neste Trabalho será abordado o assunto de um artefato cultural que analisei, este é uma reportagem do jornal Zero Hora. Relato e comento a matéria de uma mãe que passa por uma situação muito comum no Brasil, a rejeição de crianças com necessidades especiais nas escolas. Seus dois filhos com autismo são rejeitados em duas escolas em Porto Alegre.
Inclusão na Educação - Um Problema Sério A matéria que analisei me traz um sentimento de muita tristeza, principalmente de decepção. A falta de humanidade e respeito as diferenças que ainda existe em algumas pessoas é vergonhosa. Uma mãe com dois filhos, uma menina com seis anos, e um menino com três, ambos com um grau leve de autismo passa por uma situação constrangedora.
A menina está matriculada na 1ª série do ensino fundamental em uma escola próxima a sua residência, mas a escola irá se transferir para outra região da cidade. A mãe, Alessandra Araújo Gudolle se viu, então, obrigada a buscar outra escola para a filha cursar a 2º serie e o filho ingressar na pré-escola. É ai que começa a decepção, as crianças já foram rejeitadas por duas escolas. A filha chora e tem dificuldade de dormir à noite. Alessandra explica para menina que não há vagas nas escolas, mas todos os coleguinhas da escola já sabem onde vão estudar. Na primeira escola que a mãe fez à tentativa, a direção alegou que a escola “não faz inclusão”, na segunda tentativa Alessandra criou esperanças, pois a escola tinha muitos alunos com deficiência, mas também teve rejeição. Alessandra diz que os sintomas dos dois filhos são amenos, portanto não necessitam de atendimento especial ou adaptação física da escola. A criança com autismo