Educar em valores: caráter, união e verdadeiro
UNIDADE UNIVERSITARIA DE CRXÁS
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
EDUCAR EM VALORES: CARÁTER, UNIÃO E VERDADEIRO
Crixás
EDUCAR EM VALORES: CARÁTER, UNIÃO E VERDADEIRO
Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Goiás – UEG, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Atividade de Orientação em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Crixás
EDUCAR EM VALORES
O CARÁTER
É um integrante da personalidade total que imprime ao individuo uma forma definida de conduta, e que resulta de uma progressiva adaptação do temperamento constitucional às condições do ambiente natural, familiar, pedagógico e social.
Uma de suas principais características é que possibilita ao individuo ter um bom ou mau caráter, sendo assim é o modo habitual de ser da pessoa, pode-se dizer que é a marca do individuo, que se caracteriza por um conjunto de traços psicológicos que um determinado indivíduo apresenta através do modo pessoal com que age e se comporta nas mais diversas situações.
O caráter é adquirido e só se estrutura à medida que a criança inicia os seus contatos com o ambiente de maneira mais direta e ativa. O caráter é influenciado pelo ambiente, portanto o caráter é educável, por isso pode ser mudado, embora isto não seja feito com facilidade.
Existem três fatores que intervém na formação do caráter: O meio físico ou geográfico, o meio familiar e o meio social. É através do caráter que o individuo expressa ou exterioriza sua personalidade, logo a formação da personalidade esta diretamente ligada à formação do caráter.
Portanto o caráter deve ser ensinado não apenas no ambiente escolar, mas na família e na sociedade em geral, pois não adiante tentar ensinar algo significativo na escola se quando o aluno sai da sala se depara com outra realidade bem diferente.
A escola deve