Lista de exercício estruturas metálicas
ESTRUTURA METÁLICA – LISTA DE EXERCÍCIOS 18022013
CABOS E ARCOS
CURSO: ENGENHARIA CIVIL PERÍODO: 9º TURNO: VESPERTINO
PROFESSOR: José Geraldo de Araújo Silva
1 – DESCREVA A HISTÓRIA DO AÇO DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ OS DIAS ATUAIS.
1770 A.C. - A primeira indústria do ferro apareceu ao sul do Cáucaso, 1700 A.C., entre os Hititas. O minério de ferro apresentava-se sob a forma de pequenas pedras à flor da terra. Os Hititas aqueciam a mistura (minério e carvão vegetal) dentro de um buraco feito no solo e dessa maneira obtinham uma massa pastosa que era, em seguida, batida para que se desprendesse a escória. O que restava de massa de ferro era depois forjado. O instrumento para produção de ferro se aperfeiçoou e evoluiu até se tornar um forno semi-enterrado no qual se colocava camadas de ferro e carvão vegetal, de acordo com os princípios aplicados pelos Hititas nos fornos primitivos. O ar insuflado por um fole manual ativava a combustão. A temperatura atingia 1000-1200º C e assim se obtinha por redução, isto é, por eliminação do oxigênio do minério, uma massa pastosa de ferro pesando alguns quilos.
1100 A.C. - Depois do Cáucaso, o ferro apareceu no Egito em torno de 1100 A.C. Posteriormente, foi encontrada em regiões às quais, hoje, damos o nome de Grécia (1100 A.C.), Áustria (920A. C.), Itália (600A. C.), Espanha França, Suíça.
500A. C. - Os chineses não apenas inventaram a roda, mas já no século V A.C. fabricavam o ferro carburado, mais tarde chamado ferro-gusa. Depois de sucessivas melhorias, já na idade média, os fornos aumentaram e suas cubas se elevaram acima do solo. A combustão passou a ser ativada por foles movidos a energia hidráulica, assim como o acionamento dos martelos que serviam para bater a massa de metal impuro saída do forno. Começaram também os problemas ecológicos, pois para