Resumo do relatorio do 5º periodo de serviço social
filosofia
ROSANIA VOLPI BOLSONI
Colatina
2011
ROSANIA VOLPI BOLSONI
FILOSOFIA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para a disciplina Filosofia.
Profª, Márcia Bastos de Almeida.
Colatina
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 9
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Diante de todas as transformações ocorridas no cenário econômico e social do Brasil e do mundo são notório e evidente as mudanças que vêm ocorrendo na estrutura familiar nos últimos anos.
Entende-se por família os membros com ou sem relação consanguínea que residem num mesmo local (residência). Desde os mais remotos tempos a família foi vista como o centro de todas as condutas que participavam para o desenvolvimento da personalidade de cada sujeito. Desse modo, a família é considerada um dos principais agentes de socialização, integração e da reprodução de valores e padrões culturais dos indivíduos já que é nesse espaço que vivenciam todas as relações de faixas etárias, posições sexuais e outros modelos de conduta que servirão de base para a vivência diante de toda a sociedade na qual se esteja inserida.
Analisando as mudanças no comportamento das pessoas atualmente, com relação aos seus valores, suas condutas e suas posturas diante dos novos tempos é possível observar que todos esses novos comportamentos acarretariam numa nova posição com relação à estrutura familiar. Muitos foram os acontecimentos ao longo da história que contribuíram diretamente para essa nova estrutura dentro da família, tais como: * A Revolução Industrial que exigiu maiores números de trabalhadores dentro das fábricas; * O Movimento Feminista que alterou significativamente o mundo das mulheres; * O Movimento da Juventude que exigiu novos valores; * A Pílula Anticoncepcional que separou a sexualidade da reprodução e interferiu