educacao
DISLEXIA: UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Belém – Pá
2012
1 – PROBLEMA
Anualmente no Brasil, milhares de estudantes são considerados como portadores de dificuldades de aprendizagem. Mesmo assim muitos destes casos não são devidamente orientados. Este fato decorre da falta de informação dos profissionais das áreas de educação e saúde, que não fazendo a identificação precoce e o devido encaminhamento, provocam em muitos casos, a frustração e até a evasão escolar.
A Dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizado. Segundo pesquisas realizadas, 20% de todas as crianças sofrem de Dislexia, o que faz com que elas tenham grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar.
A constatação de que uma criança é portadora de Dislexia, provoca ansiedade tanto na família quanto na escola e nos educadores de reeducação, devido às limitações existentes na família e das difíceis adequações escolares.
Em relação à criança, um alivio por definir a causa das dificuldades assim ela deixa de carregar o rótulo de preguiçosa, desatenta e bagunceira.
Dessa forma, é importante o diagnostico para direcionar as técnicas mais adequadas para reintegração do aluno. Mas como identificar um aluno com Dislexia.
2- JUSTIFICATIVA
As dificuldades de aprendizagem afetam em média 10% da população mundial. Estudos confirmam que a Dislexia, ou problemas com a leitura e escrita, são os mais comuns encontrados nas dificuldades de aprendizagem.
A Dislexia aparece em qualquer grupo social, independente de idade, sexo, raça, condições econômicas ou culturais. Muitas pessoas bem sucedidas têm Dislexia e muitos são bem sucedidos.
EX: Albert Einstein, Thomas Edison, Leonardo da Vinci, Tom Cruise, Walt Disney entre outros, todos os portadores de distúrbio de aprendizagem. A Dislexia não deve ser