Educacao
Introdução à Engenharia do Ambiente
Luís Miguel Nunes
A apresentação foi baseada na seguinte bibliografia:
Cañas-Quirós, R. (1998). Ética general y ética profesional, Revista
Acta Académica, Universidad Autónoma de Centro América, 23, s.n.
Ordem dos Engenheiros (1992). Estatutos da Ordem dos Engenheiros, Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de Junho. Disponível em: www.ordemengenheiros.pt.
Engenharia do Ambiente – Universidade do Algarve
Luís Nunes
Ética e deontologia profissional
A palávra «ética» provém do grego e tem dois significados: i) o primeiro provém do termo éthos, que significa hábito ou costume; ii) originou-se posteriormente o vocábulo êthos, que significa modo ser ou carácter. Aristóteles considera que ambos os vocábulos são inseparáveis, uma vez que é a partir dos hábitos e costumes que se desenvolve no homem um modo de ser ou personalidade. Aristóteles foi também o primeiro a falar de uma ética como ramo da filosofia, escrevendo um tratado sobre ela («Ética a Nicómaco». Esta obra foi traduzida para o latim, tendo dado origem ao termo mos, moris (moral em português), que equivale unicamente a hábito ou costume. Aristóteles (384-322 a.C.)
(Fonte: www.ecuadorciencia.org)
Engenharia do Ambiente – Universidade do Algarve
Luís Nunes
Ética e deontologia profissional
Tanto a ética como a moral têm um sentido eminentemente prático. No entanto, a ética é um conceito mais âmplo: Moral é um conjunto de regras, valores, proibições e tabus, impostos de fora (pela política, costumes sociais, religião e as ideologias); Ética implica sempre uma reflexão teórica sobre qualquer moral, uma revisão racional e crítica sobre a validade da conduta humana.
Assim, a ética faz com que os ideais e valores provenham da deliberação própria do homem. Aristóteles (384-322 a.C.)
(Fonte: www.ecuadorciencia.org)
Engenharia do Ambiente – Universidade do Algarve
Luís Nunes
Ética