Educacao e o meio social
A educação é uma prática existente desde os primórdios da humanidade e pode ser estudada a partir de diferentes perspectivas, dentre elas a sociológica, que ressalta o papel da educação na difusão e elaboração da cultura e do papel do sujeito social neste processo. Alguns conceitos fundamentais da ciência sociológica, tais como interação social, contacto, cooperação, competição, conflito, acomodação e assimilação facilitam e colaboram no entendimento da educação enquanto prática social. Assim a partir de uma visão sociológica é possível estudar a educação e compreender a importância para o professor do entendimento acerca da relevância dos fenômenos sociológicos para a apreensão do fenômeno educacional, aprimorando assim sua pratica Docente.
A educação está diretamente ligada aos meios de produção, valores, crenças, formas de transmissão de conhecimentos e habilidades, enfim à cultura de uma determinada sociedade. “A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como idéia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida.” Brandão (2003, p. 10).
Segundo Brandão (2003), a educação, seja formal ou informal, é um fenômeno dependente do meio no qual se desenvolve e por isso não existe uma única forma ou modelo de educação e tão pouco a escola é o único local onde ela ocorre.
A educação é uma criação cultural, como tantas invenções de um grupo social. É de fundamental importância no processo de divisão social do trabalho, pois é através dela que se determina que tipo de saber será ministrado e quem será o objeto deste ensino. A educação como processo universal, de acordo com sua finalidade, forma tanto dirigentes, quanto classe dominada; a educação é uma prática social cuja finalidade