Educacao jovens e adultos
POLO UNIEDUCAÇÃO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA
ARTE CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
Tutora Presencial: Edione Marques da Silveira
Goiânia, setembro de 2014.
“No meu andarilhar de pintor, fixo a imagem que se me apresenta no agora e retorno às coisas que adormeceram na memória, que devem estar escondidas no pátio de infância. Gostaria de ser criança outra vez para resgatá-las com as mãos. Talvez tenha sido o que fiz, pintando-as.”
Iberê Camargo
INTRODUÇÃO
A finalidade deste trabalho é tratar sobre o ensino de artes, da recreação e da criatividade e o quanto são fundamentaispara o desenvolvimento das crianças na Educação Básica; com o intuito de despertar nos educandos atitudes essenciais na formação como: senso crítico, criatividade,sensibilidade. Cabe ao educador promover ao aluno a oportunidade desse encontro com o mundo das artes, que deve ser absorvido com prazer.
Sabe-se que através da arte é possível evidenciar sentimentos, emoções e principalmente a imaginação criativa. Trataremos, portanto de como estimular, promover e desenvolver estudos e fazer sua aplicabilidade acontecer em sala de aula, através dos artesanatos, brincadeiras recreativas e a inserção das artes visuais.
MEMÓRIAS ESCOLARES DE ÉRICA
“Nosmeus primeiros anos de estudo na educação básica, eram poucas as aulas de artes, mesmo no pouco tempo que fiquei na creche. Somente ao ingressar no ensino fundamental II especificamente na 5°série, foi que passei a ter aulas de artes toda semana, nessa época, comecei a compreender algumas coisas sobre artes, por exemplo: cores primárias e secundárias, formas geométricas, cores quentes e cores frias, desenhos pontilhados e algumas aulas de artesanato com a utilização de material reciclável, os outros momentos que sempre usávamos a expressão artística era nas aulas de ciências quando utilizávamos a pintura, o desenho, massinha, papelão, e outros materiais para fazer trabalhos.
Lembro-me também dos momentos