educacao fisica
O basquete exige conhecimentos amplos e integrações contínuas com a preparação física, tática, técnica e psicológica. Estas orientações correspondem a potencialização das capacidades e habilidades individuais, utilizando constantemente força, velocidade, resistência, flexibilidade, agilidade e suas diferentes formas de manifestações. A capacidade física é a habilidade de fazer as tarefas rotineiras com vigor e atenção sem ficar cansado e manter energia suficiente para usufruir horas de lazer e estar apto a atender a possíveis emergências. A capacidade física é composta de três componentes básicos: resistência cardiorrespiratória força muscular e flexibilidade
A) O desenvolvimento da resistência: A capacidade física é a resistência física bastante desenvolvida, a qual possibilita aos atletas de basquetebol realizar a contração muscular por tempo prolongado, suportando as condições de grande esforço exigidas nos jogos, retardando ao máximo o aparecimento da fadiga muscular.
B) O desenvolvimento da força : Força é a capacidade que o músculo tem gerar tensão para opor-se a uma resistência externa. Para o desenvolvimento da força no processo em longo prazo, no basquetebol, recomendamos exercícios dentro da musculação com alteres e pesos adicionais na quadra de basquetebol, levando em consideração a idade e tempo de prática. O treinamento da força visa a um aprimoramento por meio de exercícios gerais e específicos, juntamente com determinados movimentos do basquetebol. Cabe ao técnico/professor criar elementos planejados e organizados que motivem os praticantes em cada treinamento.
Os exercícios gerais dão suporte no fortalecimento da musculatura do corpo, não sendo necessário ser idênticos aos movimentos de jogo.
Os exercícios específicos objetivam aproximar os gestos às estruturas de jogo, nas quais o movimento pode ser executado combinando exercícios de membros superiores com inferiores.
CONTINUAÇÃO DAS CAPACIDADES FISICAS