Educacao fisica adaptada
Nos dias de hoje, está se percebendo a necessidade de uma sociedade aberta a todos, ou seja, que todos passem a ter os mesmos direitos e oportunidades. Esta necessidade leva simplesmente a realizar este estudo de como ajudar a tornar essa sociedade mais igualitária,mais acessível a todos. A acessibilidade é uma grande questão, senão a mais importante para construção dessa sociedade, fazendo parte da inclusão social. E para quebrar essa barreira, nada melhor que incluir essa questão nas escolas, pois já de cedo cada criança aprendendo a lidar com fatos da vida, esta será mais bem preparada para o futuro numa sociedade mais justa. Para se entender melhor o que seria essa acessibilidade:
Acessibilidade: condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida (Decreto n° 5.296/2004, Art. 8°, inciso I).
Nas escolas é preciso implantar diversos projetos para conseguir uma melhor acessibilidade arquitetônica, sendo assim, sem barreiras ambientais físicas em todos os recintos internos e externos da escola e nos transportes coletivos. E uma disciplina ideal para essa inclusão é a educação física, a que trabalha diretamente com o corpo, com a interação social, com pontos principais para o desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, essa disciplina é a que mais contribui para se concretizar não apenas mais um tipo de acessibilidade, mais também a igualdade social. Sabe-se que a educação física é um campo “fundamentada basicamente no conhecimento médico, daí a influência do higienismo” BETTI in GONZÁLEZ &