Educacao financeira
MBA EM FINANÇAS
Orly Valentim Junior
INSTRUMENTOS DE RENDA FIXA I
Educação Financeira
Atividade requerida pelo
Prof. Paulo Mauger
Santo Antônio do Monte – MG
Novembro 2012
1 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Diariamente as pessoas realizam atividades relacionadas aos seus recursos financeiros, como por exemplo: abrir uma conta bancária ou poupança, contratar seguro de vida ou de um carro, financiar a casa própria , etc.
As decisões tomadas envolvem seu orçamento familiar e por isso requer maior nível de informação, de modo que as escolhas seja conscientes, entre as opções disponíveis, e por fim tragam maiores benefícios financeiros.
A educação financeira não é apenas aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular riquezas. É algo que vai além... É adquirir bons hábitos financeiros e buscar uma melhor qualidade e condições de vida, tanto no presente, quanto no futuro, de forma que as famílias tenham segurança material para viver com mais segurança, conforto e prazer.
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, educação financeira é o processo pelo qual agentes financeiros melhoram sua compreensão de produtos e de conceitos financeiros, mediante informação, instrução e aconselhamento direto, o que promove a habilidade e a confiança necessárias para que os indivíduos se tornem mais conscientes dos riscos e das oportunidades financeiras, para que façam escolhas fundamentadas, para que saibam onde podem encontrar ajuda e para que tomem quaisquer ações eficazes com o objetivo de melhorar seubem-estar financeiro.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma organização de cooperação internacional composta por 34 países. Fundada em 1960, sua sede fica na cidade de Paris (França).
A OCDE é sucessora da OECE, que foi criada no contexto do Plano Marshall.