Educa O Primitiva
EDUCAÇÃO PRIMITIVA
RESUMO
Sobre educação, ou seja, aprendizado, devemos entender que antes mesmo da invenção da escrita já existia uma forma de passar conhecimento entre as gerações. Era uma forma difusa de aprendizado, a primeira forma educacional. A educação neste período (pré - histórico) sofria muita influência religiosa. Entre os povos primitivos tudo possuía alma, eram animistas e viviam em sociedade comunista. A educação entre os povos foi fundamental para o início do desenvolvimento educacional da humanidade. Essa prática de educação difusa ainda resiste em alguns países, como na Austrália, onde tribos primitivas de pigmeus mantêm seus hábitos já milenares, intactos. É uma educação baseada na repetição e na prática, totalmente relacionada ao sobrenatural. O processo educacional em todos os períodos da história tem sua essência na necessidade, o homem vivencia essa educação de acordo com as necessidades básicas da vida primitiva. Uma educação que muda com a interferência da igreja católica que se considera salvadora de almas e se aproxima dos povos primitivos com interesses camuflados, mas que também em um determinado instante da história se divide, chega perder fiéis, mas até hoje continua sua trajetória juntamente à história da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Aprendizagem. Necessidade. Humanidade. Hábito.
1 INTRODUÇÃO
Partindo da concepção de “educação ‘‘ no período primitivo, a aprendizagem estava relacionada á prática de imitar aos deuses, pois acreditavam na união entre o indivíduo e o divino e os costumes eram passados de pai para filhos”. O aprendizado de cada um ia de acordo com o chamado senso comum, adquirido a partir do entendimento do que é certo e errado.
“[...] Para esses povos, a natureza está carregada de deuses e o sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida e não apenas no campo religioso, isto é, na ligação entre o indivíduo e o divino”.ARANHA(2006, p.34-35)