PROJETO DE INTERVEN O
TEMA: Brinquedos e brincadeiras.
JUSTIFICATIVA:
Os primeiros anos de infância são desenvolvidos por uma educação formal e informal. São decisivos para a formação da criança, pois se trata de um período que ela está desenvolvendo suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas, expressivas e emocionais por meio de atividades práticas que à estimulem à ação, a descoberta e a participação ativa no seu ambiente físico e social.
É indiscutível a eficiência das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e aprendizado das crianças. Os brinquedos e brincadeiras são ferramentas motivacionais que deixam o ambiente mais prazeroso para a aprendizagem, além de estimular a inclusão, a participação e a diversão.
Por meio de atividades lúdicas os educandos têm a possibilidade de inventar novas formas de conceber a realidade social em que vivem, haja vista que elas servem de base para o exercício da descoberta, da construção de novos conhecimentos e para assegurar valores.
Os efeitos do ato de brincar criam situações mais ricas, agradáveis e estimulantes. Nesse sentido, no brincar a criança vai revelando seu mundo interior e aprende mediante ações concretas, expande suas potencialidades, desenvolve a inteligência, a criatividade e a sociabilidade. Enriquecendo seu relacionamento com seus pares, proporcionando uma aprendizagem com qualidade e desenvolvendo suas habilidades de forma natural e saudável.
Ao utilizar o brinquedo e a brincadeira como recurso pedagógico, o educador tem em mãos uma poderosa ferramenta para fomentar as atividades práticas, que funcionaram como guia para atingir seus objetivos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O brincar também é educar, uma maneira de adquirir conhecimentos dentro do espírito de diversão.
Diante disso, acredito que os brinquedos e a brincadeiras são ingredientes vitais para a infância sadia e um aprendizado significativo.
Segundo