Educa O No Campo
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE PEDAGOGIA
LICENCIATURA PARA AS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO DO CAMPO
LILIANE SILVA METZKER.
NORMA SUELI PEREIRA SANTANA AMORIM
Ariquemes
Março/2015
Liliane Silva Metzker.
Norma Sueli Pereira Santana Amorim
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Atividade apresentada, como requisito parcial da disciplina Educação do Campo, do Curso em Licenciatura em Pedagogia, pela UNIR/UAB, sob a orientação do Professor Dr. Nelbi Alves da Cruz, da Universidade Federal de Rondônia – Ariquemes/RO.
Ariquemes
Março/2015
Educação do CampoParte superior do formulário
Parte inferior do formulário Costumes, comportamentos e valores familiares sobre alimentação, trabalho, trajes, educação dos filhos, diversão, entre outros aspectos, e reflita sobre as mudanças que estão ocorrendo no campo a partir do texto de Lander.
Ao entrevistar as pessoas que moram no campo ou moraram por muitos anos, para conhecer melhor seus costumes e valores foi possível perceber em suas falas que estão ocorrendo muitas mudanças no campo com o avanço da tecnologia, que está ajudando no trabalho árduo do campo.
O que todos os entrevistados destacaram é o trabalho árduo do campo durante todo o ano, nas lavouras ou no cuidado com as criações de gado, muitas vezes desvalorizado, destacaram que é natural os filhos mesmo ainda criança acompanharem seus pais no trabalho cotidiano, que desce cedo as crianças aprendem a plantar, colher, cuidar das criações de animais, ou seja, tudo o que os seus pais fazem.
A alimentação no campo é basicamente composta por alimentos que eles plantam, o que varia de região para região, compram apenas o que não produzem, uma alimentação muito mais saudável pois consomem poucos alimentos industrializados.
A forma de se vestir das pessoas que moram no campo são mais simples, as pessoas com mais idade não estão muito preocupadas com as tendências da moda,