BANNER EDUCA O NO CAMPO
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em analisar a educação no campo e as condições de trabalho dos professores.
Viemos a partir de este á mostrar que a educação tem se caracterizado como um espaço de precariedade e descaso.
A educação sempre apresentou diversos problemas como evasão escolar alto índice de repetência entre outros no meio rural esses problemas são mais graves.
Devem ser feitas algumas implantações para a educação rural dar certo como aproximação do ensino com a realidade da criança valorização dos saberes entre outros.
EDUCAÇÃO NO CAMPO
As condições do trabalho escolar no campo são extremamente precárias. Os professores além de terem baixa qualificação e salários inferiores aos da zona urbana enfrentam sobre carga de trabalho alta rotatividade dificuldades de acesso à escola e classes multisseriadas.
Os trabalhadores docentes rurais estão vinculados laboralmente às redes municipais de ensino. Isso os sujeita às vicissitudes da alternância dos grupos políticos nos municípios o que os coloca em situação de vulnerabilidade laboral. Os professores não demonstram interesse pelo seu trabalho no lugar. Eles querem chegar correndo dar aula e ir logo embora.
Há um puro e simples desinteresse pessoal dos professores em relação à cultura local á o que prejudica o processo ensino aprendizagem. A educação sempre apresentou diversos problemas como alta evasão escolar baixa escolarização alto índice de repetência entre outros. Entretanto esses problemas são muito mais graves no meio rural.
Alunos e pais de alunos das escolas da área rural não reconhecem o valor futuro dos estudos regulares para a
CONCLUSÃO
Conclui se com essa análise que ê a educação rural do momento precisa urgentemente de um olhar diferenciado voltado para a formação humana cidadã e que os professores precisam demonstrar interesse em relação cultura local.
A falta de tal interesse tem prejudicado muito o processo de ensino e aprendizagem. Notamos que para uma escola