Educa O Nas Diferentes Abordagens
Não há uma forma única nem um único modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor, o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o único que pratica. É a busca pelo conhecimento que leva o homem ao uso concreto da experiência criativa. O conceito de humanismo representa o esforço do homem na busca pelo conhecimento que dá sentido à vida.
O humanismo é aquele que traduz uma filosofia de vida. Ou seja, um valor intrínseco que deve ser cultivado por todos aqueles que acreditam que as sociedades e as pessoas devam buscar a igualdade de oportunidades. Nesse sentido estou convencido de que somente uma sociedade que busca a harmonia nas relações humanas pode ser chamada de humanista.
Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento.
Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado.
O conteúdo transmitido visa, objetivos e habilidades que levam a competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
Cognitivista refere-se ao processo central do ser humano, dentre outros aspectos, se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas os de fatores que são externos ao aluno. O desenvolvimento do ser humano por fase que se inter-relacionam e se sucedem até que atinjam estágios de inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade. Sendo que para eles o conhecimento é produzido da interação entre homem e mundo Sóciocultural: A educação deve ser problematizador, objetivando o desenvolvimento da consciência crítica e da liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária. A relação professor-aluno é horizontal, baseada no diálogo, onde educador e educando se posicionam como sujeitos do ato do