Educa O Ludica Jessica
DESENVOLVIMENTO INFANTIL COGNITIVO E AFETIVOEMOCIONAL
a) No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e o espaços valem e significam outra coisa além daquilo que aparentam ser. Ao brincar, as crianças recuam e repensam os acontecimentos que
lhes
deram
origem,
sabendo
que
estão
brincando.
b) O ato de brincar é uma das principais linguagens da criança pequena, e ajuda o desenvolvimento de capacidades importantes, como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação ,além de ser uma das formas de desenvolvimento da função simbólica da criança.
c) No brincar, casam-se espontaneidade e a criatividade, com a progressiva aceitação das regras sociais e morais.
Segundo Vygotsky a brincadeira é muito importante no desenvolvimento da criança, tendo em vista que para ele o aprendizado acontece por meio da interação, a criança quando brinca de “mamãe e filha” cria condições para que determinados conhecimentos e/ou valores sejam consolidados no plano imaginativo.
Assim, a criança se projeta no mundo dos adultos ensaiando comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal, mas que na brincadeira permite com que sejam criados processos de desenvolvimento, internalizando o real e promovendo o desenvolvimento cognitivo. Vygotsky (1984) afirma que na situação de brincadeira a criança imita papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores – participação social.
O
brincar
é
mais
que
uma
brincadeira
é
aprendizagem
também
Falar de algo tão gostoso que está sendo esquecido por nossa geração, muito mais pela geração que está surgindo, é de tamanha relevância nos preocupar com esta situação, já que é a nossa cultura histórica que está sendo devastado pela ausência da interação com o meio social e falta do dialético entre os seres humanos. É estranho dizer, mais é obvio que tanta violência vem dá falta de comunicação tanto nas escolas como na própria família e isto chega até aos nossos