ARTIGO SOBRE AUTISMO
Laurice Maria
Resumo: O objetivo deste trabalho ́e apresentar uma vis ̃ao geral do autismo bem como desmistificar varias crenças, como o fato de serem gênios matemáticos. Para explicar as causas do comportamento singular destes indivíduos, suas mudanças com a idade e suas modificações mediante tratamentos apresentamos as principais teorias cognitivas atualmente aceitas.
O Transtorno de Espectro Autista é um quadro complexo, que pode envolver prejuízos, principalmente na questão social, de comunicação e comportamental. Esses prejuízos acabam refletindo na questão educacional, exigindo abordagens multidisciplinares concretas, para um melhor desenvolvimento.
O autismo pode ocorrer em qualquer classe social, raça ou cultura, sendo que cerca de 65 a 90% dos casos estão associados à deficiência mental. Esses números vêm contra a ideia de que os autistas tem inteligência superior ao resto da população. É importante lembrar que o autismo, por se tratar de um espectro, tem seus “sintomas” variando em modos e intensidades, o que significa dizer que nunca um autista será igual ao outro, assim, como nunca uma pessoa que não tem autismo é igual a outra, etc. A criança pode se isolar, pode aceitar a interação, ela pode até mesmo mostrar interesse em interagir com as outras pessoas.
O autismo leva a pessoa a se relacionar de forma diferente com o mundo, principalmente no que tange a comunicação e a interação com as outras pessoas, exigindo assim, que as escolas estejam preparadas para se adaptar a cada particularidade, e aqui, não só de quem foi diagnosticado com autismo, mas a todos que frequentam a escola, pois a inclusão escolar vai muito além de quem tem algum tipo de deficiência, ela vem para valorizar que somos todos diferentes, que todos temos particularidades que nos são próprias.
Palavras chave: Autismo, Linguagem, Cognição, Habilidades Extraordinárias
Abstract. The objective of this work and present a vis the general autism and demystify various beliefs ,