Autismo
EAD - PSICOPEDAGOGIA
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS
EDIVÂNIA SOARES RIBEIRO MASSUIA
2010
ESCOLHA DO TEMA
Este trabalho tem como tema o Autismo, e apresenta-se sob o título: “O Papel do Psicopedagogo na Alfabetização de Crianças Autistas”.
PROBLEMATIZAÇÃO
Traçar um panorama com fundamentos que mostrem aos educadores que a criança autista pode ser alfabetizada, apesar de todas as dificuldades que ambos encontrem nessa trajetória.
• Como o profissional Psicopedagogo pode contribuir na sala de aula para o ensino-aprendizagem de crianças com síndrome do Autismo?
• Quais os desafios e as dificuldades que esses profissionais encontram nesses casos que não são apenas de inclusão, mas principalmente por se tratar de alfabetização?
JUSTIFICATIVA
Este tema foi escolhido por se tratar de um caso de inclusão em sala de aula, onde é de suma importância o papel do Psicopedagogo, que atua em conjunto com o educador e a Instituição Escolar para promover um ambiente saudável para a criança portadora do Autismo, além de auxiliar no desenvolvimento de métodos e atividades que estejam dentro das possibilidades da criança para aprender.
OBJETIVOS GERAIS
Este artigo tem como objetivo geral mostrar a importância que a Psicopedagogia e o profissional Psicopedagogo têm no auxilio da alfabetização de crianças autistas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Apresentar a trajetória histórica da síndrome, assim como suas formas de diagnóstico e tratamento;
• Citar as características que os portadores possuem;
• Traçar um panorama do processo de aprendizagem da criança autista;
• Discutir dicas e metodologias que a Psicopedagogia oferece para o portador da síndrome e para a instituição escolar que atende autistas.